A Teoria da Persuasão, também chamada de Teoria Empírico-experimental, paralelamente à Teoria Empírica de Campo, desenvolve-se a partir dos anos 40 e conduz ao abandono da Teoria Hipodérmica. Consiste na revisão do processo comunicativo entendido como uma relação mecanicista e imediata entre estímulo e resposta. Oscila entre a idéia de que é possível obter efeitos relevantes se as mensagens forem adequadamente estruturadas e a certeza de que, frequentemente, os efeitos que se procurava obter não foram conseguidos. Persuadir os destinatários é possível se a mensagem se adequa aos fatores pessoais ativados pelo destinatário ao interpretá-la. A mensagem contém características particulares do estímulo, que interagem de maneira diferente de acordo com os traços específicos da personalidade do destinatário.( De Fleur, 1970,122) Ou seja, o avanço consiste em que a teoria passa a levar em conta as diferenças individuais do público. Dessa maneira, estabelece-se uma estrutura lógica, muito semelhante ao modelo mecanicista da Teoria Hipodérmica: CAUSAS -> PROCESSOS PSICOLOGICOS INTERVENIENTES -> EFEITOS
Teoria da persuasão
Outras referências:
Wolf, Mauro "'Teorias da Comunicação"' Pena, Felipe "' 1000 Perguntas , Teoria da Comunicação, Conceitos, Mídias, Profissões"' Almeida, Nailton "'Cada um tem sua razão, o que seria do homo sapiens se não fossem os sonhos, seria só uma mente vazia numa noite quente de verão'" Versiani, Caio "O mundo globalizado tambémtem seus defeitos " Maciel, Vitor "'A influencia dos veículos de comunicação em massa'"
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